sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Poeta Come Amendoim

Brasil...
Mastigado na gostosura quente do amendoim...
Falado numa língua curumim
De palavras incertas num remeleixo melado melancólico...
Saem lentas frescas trituradas pelos meus dentes bons...
Molham meus beiços que dão beijos alastrados
E depois murmuram sem malícia as rezas bem nascidas...

Brasil amado não porque seja a minha pátria,
Pátria é acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der...
Brasil que eu amo porque é o ritmo do meu braço aventuroso,
O gosto dos meus descansos,
O balanço das minhas cantigas amores e danças.
Brasil que eu sou porque é a minha expressão muito engraçada,
Porque é o meu sentimento pachorrento,
Porque é o meu jeito de ganhar dinheiro, de comer e de dormir.




Mário de Andrade

Um comentário:

  1. BRAVO, BRAVO!!!

    A EMPREITADA SERÁ DURA, MAS TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊS DARÃO CONTA. E VAMOS LÁ DESVENDAR QUANTOS BRASIL CABEM NESSE BRASIL.

    SAUDAÇÕES,

    JOSÉ.

    ResponderExcluir